Coroas Unitárias de Porcelana
Indicações:
- Dentes fraturados
- Dentes com muitas cáries
O Tratamento:
A coroa cobre o dente e restaura seu tamanho e formato original. A cárie é removida do dente e uma moldagem é feita a partir do mesmo. Essa moldagem é usada para se criar urn modelo de dente que é enviado a um laboratório que criará uma coroa metálica, de porcelana ou de resina (com a cor do dente). Essa coroa é então fixada na superfície do dente. Vantagens: As coroas são extremamente fortes, elas protegem e fortalecem os dentes mantendo o formato original. Coroas devem ser colocadas antes que o dente esteja muito cariado (ou fraturado). Isso frequentemente ajuda a prevenir as despesas em tratamento de canal no futuro. Esse tratamento também pode prevenir a remoção de um dente, requerindo o investimento em uma ponte fixa ou implante.
Próteses fixas de Porcelana
É a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou “ponte fixa”). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir. Recebe o nome de “fixa” porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que este a corte com o uso de brocas especiais.
Indicações:
- Falta de dente ou dentes
- Problemas de mordida por um mal posicionamento dos dentes
- Aparência de falta de dentes
- Vontade de melhorar a mastigação
- Vontade de ter uma solução permanente em substituição a dentaduras
O Tratamento:
A prótese fixa (ou ponte) é geralmente fixada em dois ou mais dentes. Dentes artificiais são confeccionados em um laboratório e colocados no meio desses dentes para preencher o espaço vazio. Essa ponte é então fixada na superfície desses dois dentes, criando uma aparência de novos dentes.
Vantagens:
A prótese fixa nunca é removida, diferente da dentadura. Ela é estável na boca e funciona de forma muito similar aos dentes naturais. É um excelente investimento, pois provê boa mastigação e uma aparência de dentes saudáveis.
Próteses Totais (Dentaduras)
A prótese total ou dentadura é um aparelho construído com o objetivo de substituir os dentes naturais, a fim de devolver entre outras funções, a estética e possibilidade de mastigação do portador. Os dentes das próteses podem ser confeccionados com dois tipos de materiais. Atualmente, a maioria dos profissionais prefere os de resina acrílica.
Dentes de Resina Acrílica apresentam como vantagens:
- Não produzem ruídos quando o paciente mastiga ou fala
- O perigo de fratura é menor
- Facilidade para ajustes oclusais
Suas desvantagens incluem:
- Mudanças de forma e de cor
- Maior cuidado na limpeza
- Desgaste com o tempo de uso
Dentes de Porcelana apresentam como vantagens:
- Estabilidade da cor
- Facilidade de limpeza
- O desgaste é clinicamente insignificante
Desvantagens:
- Produzem ruídos quando o paciente mastiga ou fala
- Abrasão nos dentes naturais opostos
- Perigo maior de fraturas
Indicações:
- Falta de dente ou dentes
- Problemas de mastigação/mordida
- Vontade de melhorar a mastigação
- Vontade de ter uma solução permanente ao invés da dentadura
Próteses sobre implante
A Prótese Sobre Implante é semelhante a uma prótese fixa convencional, a diferença é exatamente a presença de implantes ao invés de raízes naturais, como suporte da prótese, que pode ser tanto cimentada como parafusada.